Não Confie em Ninguém (por: Daniel Pinheiro)

IMG_0656

Gostaria de começar este artigo de outra maneira. Aliás, gostaria mesmo que ele tivesse outro título. Jamais pensaria em chamar atenção contando uma mentira ou, apenas, sendo sensacionalista. Nem tampouco, teria a simples intenção de chamar atenção, não é nosso objetivo. Infelizmente, temo estar certo, a partir do título.

Na última semana, a Operação Carne Fraca expôs, mais uma vez, um dos maiores problemas do nosso país. Não se trata da carne, em si, nunca se tratou. Assim como não se tratava do leite, quando por diversas vezes encontraram os mais variados “aditivos”, ou como não se trata de um simples “temperinho” no feijão, pra render mais, naquele restaurante que você almoça todos os dias.

Enquanto os partidários da ideologia do apocalipse se degladiam na arena das vaidades, basta parar e pensar um pouco para ver o abismo moral em que nos metemos. Somos incapazes de perceber que uma nação inteira está, constantemente na prática da autossabotagem, rumo a um caminho que não terá mais volta, e que só nos prejudica. Quem tem a chance, seja a menor possível, de enganar para tirar vantagem, o fará. É simples assim! E, mais, ainda tem a justificativa “perfeita” para o ato, pronta, como se o absolvesse de seus pecados.

Aos empreiteiros presos na Operação Lava Jato, o que melhor coube como justificativa: “se não fosse assim, não funcionaríamos, não haveria negócios”. No campo político, esqueça, porque eles já vivem na escuridão da mentira justificada há tempos, ouso dizer que isso foi uma herança maldita da qual não nos livraremos jamais. No Brasil, não escapam Estado, Mercado, Organizações do Terceiro Setor, Igreja… não escapa nada!

Então, se você estiver numa sala com 10 pessoas, e tiver certeza que você tem o mínimo de valores morais, um pouco de ética e dignidade, arrisco a dizer: os outros 9, certamente, estão estudando uma maneira de tirar vantagem. Ou você será enganado, ou você aprenderá com eles.

Confiança não é um mero valor. Confiança se constrói, com ações e resultados, com relações sólidas e de respeito mútuo, e que passa de geração pra geração.

A solução? Alguém me diga onde está o botão para reiniciar…

Daniel Pinheiro

Anúncios

Uma opinião sobre “Não Confie em Ninguém (por: Daniel Pinheiro)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s