Bolsa Atleta

Interessante. Enquanto isso brasileiros, que trabalharam a vida toda, recebem seu mísero salário mínimo.

Paulo Rink

———————————————————————–

Bolsa Atleta se expande, privilegia “consagrados” e distribui R$ 60 mi a 4.243 esportistas

Por: José Ricardo Leite

Fonte: UOL

O governo federal anunciou nesta segunda-feira que serão distribuídos R$ 60 milhões do programa Bolsa Atleta para representantes de modalidades olímpicas e paraolímpicas. No total, 4.243 esportistas serão beneficiados.

A iniciativa começou em 2005 para beneficiar atletas de baixa renda, com um auxílio para despesas pessoais e manutenção.

Mas, a partir deste ano, ingressaram no programa atletas “consagrados” e que já possuem patrocínio pessoal e salário, por exemplo. Isso faz com que seja privilegiada a busca de resultados em competições a curto prazo em detrimento à formação de altetas para o futuro.

Nomes como o iatista Robert Scheidt, o fundista Marilson Gomes dos Santos, as saltadoras Maurren Maggi e Fabiana Murer e as ginastas Jade Barbosa e Daniele Hypólito, por exemplo, agora são contemplados com verba federal.

O paulista Hugo Hoyama, por exemplo, do tênis de mesa, de 42 anos, recebe auxílio. Dos 161 atletas já classificados para os Jogos de Londres (de acordo com a conta do Comitê Olímpico Brasileiro, que inclui dois maratonistas que ainda não foram confirmados pela Confederação Brasileira de Atletismo), 30 deles são bolsistas.

“Uma inovação importante é que tiramos restrição ao patrocínio. Nascemos com a ideia inicial de que quem tem patrocínio não precisa do Bolsa Atleta, mas a realidade não é bem essa.  O patrocínio de um atleta pode durar por tempo determinado, como um ano. Não fazia sentido grande esforço burocrático de fiscalização em torno desse assunto. O patrocínio às vezes é um uniforme. Estamos focados só no resultado. Quem tiver resultado tem direito ao Bolsa Atleta”, falou Ricardo Leyser, Secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento.

Modalidades que não fazem parte do programa olímpico são contempladas com apenas 15% da renda destinada. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse, no entanto, que a verba pode aumentar ainda neste ano. “O ministério vai procurar ampliar o valor, já existe um compromisso da presidente Dilma para isso.”

A lista completa com os atletas contemplados pelo Bolsa Atleta pode ser vista no Diário Oficial da União.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s