Ocupação em lote

E este você acredita nesta retórica? Este é um dos terríveis charlatões da política brasileira.

Paulo Rink

————————————————-

Avisem no dia em que as escolas forem, verdadeiramente, ocupadas.

Daniel Pinheiro

————————————————-

Cabral diz que ocupação devolveu a paz à Rocinha

DE SÃO PAULO

Fonte: Folha de S. Paulo

O governador Sérgio Cabral (PMDB) afirmou que a operação realizada pela polícia neste domingo devolveu a paz à favela da Rocinha, na zona sul do Rio. Ele parabenizou os profissionais da prefeitura, Estado e governo federal que participaram da operação.

A ocupação é o primeiro passo para a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na comunidade –a 19ª do Rio. A Rocinha é uma das maiores do Estado, e sua pacificação é considerada chave para a política de segurança da gestão de Sérgio Cabral.

Mais cedo, o governador ligou para a presidente Dilma Rousseff para agradecer o apoio federal na ocupação da favela da Rocinha, na zona sul do Rio. O governo disponibilizou 160 policiais federais, 194 fuzileiros navais, 46 policiais rodoviários federais, além de 18 blindados da Marinha.

Segundo a polícia, a ação também contou com sete helicópteros e sete blindados da Polícia Militar (caveirões).

Em entrevista, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Rio, coronel Pinheiro Neto, afirmou as favelas estavam sob domínio da polícia às 6h.

A operação começou às 2h30, com a interdição dos acessos às comunidades. O trânsito começou a ser liberado por volta das 7h30 –quando blindados já haviam descido da favela.

Durante a ocupação não foram disparados tiros, e a situação é tranquila na região.

Pinheiro Neto, afirmou que além da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu também foram ocupadas. Segundo ele, a situação estava sob domínio da polícia às 6h.

Policiais informaram que os traficantes, no início, espalharam barricadas no Vidigal para evitar o avanço dos blindados. Na Rocinha, criminosos espalharam óleo na pista para tentar dificultar o avanço da polícia. Não houve confronto.

Por volta das 6h, foram ouvidos fogos de artifício na Rocinha, possivelmente disparados pelos traficantes. Houve um princípio de incêndio, e durante alguns momentos era possível ver chamas, seguidas de muita fumaça. Não houve nenhuma explosão, e aparentemente o fogo foi causado pela queima de algum material inflamável em alguma ruela ou barraco, deixando a polícia em alerta.

No sábado (12), véspera da ocupação, policiais do Batalhão de Choque reforçaram as revistas a carros e pessoas nos acessos às favelas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s