O Número Mágico (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

Sempre acho que, ao falar de sustentabilidade, devemos ir além. Tradicionalmente não publicaria assim, desta forma. Faria o que uma das alunas pediu: “corta o que achar necessário”. Por que eu não cortei nada? Porque sou da opinião de que este é um tema que deve ser tratado assim, com paixão, com carinho, com emoção. O envolvimento é necessário. Quando é somente por interesse, a ação não atinge ao seu objetivo. O vídeo, que recomendo que você, leitor, assista, representa isso. De forma simples, traz uma importante lição. O texto é direto, bem feito, profundo. A música é agradável. As imagens demonstram a mensagem, de forma clara. Improviso? Nada disso. Dedicação!

Parabéns ao grupo pelo vídeo e pela mensagem. Não custa nadinha incentivar o mundo com boas práticas. Melhor ainda, se for bem feito!!! Mais do que ótimas alunas, demonstraram mais uma vez que o esforço pode valer muito a pena.

Daniel Pinheiro (em seu momento “orgulho de ser professor!”)

———————————————————————

Bom, a ideia de participar o concurso surgiu da prof. Janice Bogo, que enviou um e-mail divulgando e convidando os alunos a participarem. As três primeiras alunas a responderem fomos nós, da equipe Apoena, e um dia depois já estávamos nos inscrevendo no portal e iniciando o projeto.

As primeiras ideias eram bem abrangentes, até que por fim conseguimos delinear o ponto a ser trabalhado: turmas carbono zero. Pedimos apoio ao Prof. Daniel Pinheiro, que foi muito atencioso com o grupo e dedicado a nos ajudar, e ao Prof. Valério Turnes, que nos ensinou o conceito de carbono zero e como implementá-lo.

Nossa proposta é criar um programa com metodologias que possibilitem a medição, o controle, a conscientização e a prática da sustentabilidade, por meio da consolidação do ideal de turmas “carbono zero”, que sirvam como exemplo e incentivo à outros, implementando ações simples, porém efetivas, e que possam ser colocadas em prática de imediato. Basicamente, é fazer com que turmas universitárias se formem reduzindo ao máximo, ou zerando, a emissão de carbono provocada pelas atividades acadêmicas.

Será elaborado um cronograma de ações de forma que, ao longo dos semestres, as turmas agreguem novas práticas de cunho ambiental, seguindo os 4R’s (reciclagem, reutilização, redução e revisão). Assim, se poderia começar com estratégias de separação de resíduos, controle e destinação inteligente; no semestre seguinte passaríamos a estratégias de reutilização como a adoção de canecas ou copos de vidro, abolindo o uso de copos descartáveis, divulgando informações sobre impacto ambiental dos resíduos estratégias de ensino que disseminem os valores ecológicos e promovam a prática da sustentabilidade.

A ideia tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem, da gestão de resíduos sólidos e utilização responsável de materiais e recursos naturais, além de estimular a visão crítica dos processos vigentes com vistas à revê-los, repensá-los e reestruturá-los. Com isso, incentiva o corpo técnico-administrativo da IES na busca de alternativas sustentáveis para gerar menor impacto em suas operações; estimula a prática docente voltada para a sustentabilidade, dando suporte às suas ações junto aos alunos, com trabalhos voltados para a temática ecológica; e busca apoio junto à comunidade através de parcerias, de modo a levar o conhecimento e a prática para organizações da comunidade. O fim maior é, portanto, a interação entre as dimensões social, econômica e ambiental, bem como o incentivo ao envolvimento da sociedade no universo da sustentabilidade, ou seja, a possibilidade do cidadão em ver além, garantindo as condições de vida necessárias às próximas gerações.

Segue o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Bn94JOZovyY

Esperamos que assistam, gostem, e divulguem essa ideia!

Obrigada aos professores, sem eles esse projeto não existiria.

E ao Bolívar Bueno, que elaborou a logo inicial da equipe, e pacientemente fez milhares de alterações até que gostássemos do trabalho final.

Beijo gente!

Flávia Feltrin, Mariane Bergmann e Mayeni Medeiros

Anúncios

5 opiniões sobre “O Número Mágico (Meio Ambiente e Sustentabilidade)”

  1. Primeiramente parabéns ao grupo. Não me admiro pelo excelente projeto, tudinho que a Mari Bergmann faz é excelente, sempre dedicada e muito muito esforçada.

    Bjs

    Chaiane

  2. Parabéns pela proposta. Provocativa, simples, didática e agradável para tratar o tema, tào desgastado pelas inconveniências humanas.
    abs.
    Sonia

  3. Dani, também terei de entrar com o meu momento “orgulho de ser amiga”. Haha. Realmente, senti passivamente todo o empenho dedicado por elas. E posso ter certeza que levarão isso em diante.
    Afinal, o caminho da Sustentabilidade é uma via de mão única! Beijinhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s