Na Ponta dos Dedos

Só podia ser japonês! Um dia, ainda vão criar uma mulher digital ou até uma pessoa holográfica para trabalhar em nosso lugar.

Alison Endler

————————————–

Cientistas japoneses criam ambiente 3D sensível ao toque

por Felipe Maia do site www.info.abril.com.br

3D, telas sensíveis ao toque e controles que funcionam com o movimento do corpo. Estão aí três tendências que vêm fazendo a cabeça de engenheiros e designers das grandes fabricantes de eletrônicos do mundo. E como muitas novidades vêm do Japão, foi lá que juntaram as três tecnologias em uma.

O i³Space funciona com uma tela 3D e dois dedais, um para cada mão, que interagem com o ambiente em três dimensões levando em consideração altura, largura e profundidade. A tela não precisa ser necessariamente sensível ao toque, uma vez que o contato com as imagens dela é feito no ar.

São quatro pontos que sustentam a tecnologia: o ambiente virtual 3D, o controlador, um sensor tátil e duas câmeras. O ambiente virtual 3D exibe as imagens e calcula o movimento para modificá-las em tempo real, além de mandar as reações do toque para os dedais. Cada um deles é formado por um circuito ligado ao dispositivo e por simuladores de tato, que entendem movimentos como puxar, apertar e empurrar.

As duas câmeras estão localizadas ao lado da tela 3D e fecham o ciclo. Elas captam a posição dos dedais e mandam para o sistema 3D. São uma espécie de rastreador, que funciona como a câmera do Kinect: ele localiza a posição do controle e completa a interatividade.

O projeto do Instituto de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão foi pensado, a princípio, para simular cirurgias médicas. Mas é claro que os japoneses já imaginaram o gadget em games. Aliás, a foto do post dá uma ideia de como pode ser o “Kinect Touch 3D”.

O anúncio oficial do i³Space será na CEDEC, uma conferência para desenvolvedores de games no fim do mês no Japão. Os planos do Instituto, depois disso, são diminuir o tamanho do aparelho e expandir o uso dele em fabricantes de jogos eletrônicos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s