Elefantes Coloridos (Copa 2014)

Vá entender!

Paulo Rink.

———————————————————-

Sem licitação, Copa pode produzir “elefantes brancos”

entidade de arquitetos critica flexibilização de contratos e diz que pressa não justifica dispensa de licitação

Fonte: Blog do Fernando Rodrigues

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou nota criticando a flexibilização dos critérios de licitação para obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Brasil. A diminuição do rigor foi estabelecida no texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011, aprovado pelo Congresso Nacional em 8.jul.2010.

De acordo com a LDO, licitações para a Copa e as Olimpíadas poderão ser feitas em regime de emergência, sem atender a todos os critérios da lei de licitações. As obras também poderão ser executadas antes da conclusão de seu licenciamento ambiental e não precisarão ter seus gastos fiscalizados item por item, mas a cada etapa de seu andamento.

“A falta de transparência no desenvolvimento dos projetos em geral, especialmente para a Copa 2014 e para as Olimpíadas de 2016, viabiliza a total falta de controle de nossos órgãos constituídos para tal fim”, diz a nota do IAB. Segundo a entidade, “a falta de tempo para a burocracia” não pode ser desculpa para a dispensa dos mecanismos das licitações.

Para os arquitetos, regras flexíveis para o estabelecimento de contratos para obras de infra-estrutura podem permitir a execução, a “preços de ouro”, de obras que não terão utilidade após a Copa e as Olimpíadas.

“Esses sistemas de infra estruturas, sistemas de transportes, sistemas viários, vias, rodovias, metrôs, aeroportos, edificações, arenas, hotéis, alojamentos não são transitórios e passarão a fazer parte da vida, da paisagem e da funcionalidade de  nossas cidades . Assim devem ser projetadas como tal e integrados nas vidas  das mesmas para que não tenhamos “elefantes brancos” executados a “preços de ouro” totalmente desconexos dos diversos contextos das cidades de nosso pais”, diz o texto.

Por fim, o IAB ainda se coloca à disposição para viabilizar, rápida e eficientemente, “o atendimento em tempo hábil das necessidades  dos eventos  que  teremos em nosso país”.

Anúncios

Uma opinião sobre “Elefantes Coloridos (Copa 2014)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s