Pode Ir Armando o Coreto e Preparando Aquele Feijão Preto Eu to Voltando…

Amigos leitores,

ANTES A HOLANDA AGORA DO QUE A ARGENTINA NA FINAL!

Amanhã minha metade alemã estará à flor da pele na torcida contra os argentinos!

E a seleçãozinha do Dunga está de malas prontas. Eu como bom patriota torci até o último segundo, confesso que sem muita expectativa, mas torci.

Os mais críticos vão me detonar dizendo que agora que o caldo entornou eu venho com esse discurso, mas os mais observadores hão de lembrar que eu já havia escrito sobre o eminente fracasso logo depois da primeira apresentação do excrete canarinho contra a insignificante seleção da Coréia do Norte que tomou de sete de Portugal.

Com uma apresentação razoável contra a violenta seleção Costa Mafinense seguida de uma não apresentação diante do selecionado português (rararara adorei a faixa da fiel que trazia uma foto do fenômeno e dizia em letras garrafais “RONALDO SÓ TEM UM”, e segue o corte da câmera pra carinha de sobrancelha feita da biba metrossexual do Crisitiano Ronaldo que teve uma passagem ridícula na copa…rararara…ô sujeito babaca!), o Brasil passou da primeira fase e deu a sorte de pegar nas oitavas a já freguesa seleção do Chile e passou fácil com um esboço de apresentação cala a boca. Porém, diante de uma seleção com um toque de bola um pouquinho mais refinado e com um esquema tático levemente melhor definido como a da Holanda, deu a lógica, bastou um toque de bola mais bem elaborado pra envolver a nossa seleção que desesperada jogou no segundo tempo um futebol digno das já eliminadas França e Itália, desorganizado com uns poucos lances de perigo que se construíram muito mais pelo desespero do que pela técnica.

Eu não condeno o fato de o Dunga não ter chamado nomes recém revelados como Neimar e Ganso, embora esse eu acho que merecia estar pelo menos entre os reservas, tampouco não ter chamado o Ronaldinho Gaúcho que realmente à época da convocação ainda não apresentava um futebol convincente e digno de seleção brasileira. Mas, muitos dos que estão lá não apresentam sequer um arremedo de futebol digno de seleção brasileira e apesar disso figuram entre os titulares, dando nome aos bois pernas de pau, Felipe Melo e Michel Bastos, este último jogou muito bem contra o Chile, mas contra o Chile todo mundo deitou e rolou.

Nosso selecionado nitidamente estava carente de um meio de campo mais criativo, leve e com velocidade, tanto é que se puxarmos pela memória nos jogos do Brasil era comum as investidas de Lúcio ao ataque, as ligações diretas da defesa ao ataque e os chutões do goleiro Júlio Cesar na esperança de que o bom ataque brasileiro com Robinho e Luis Fabiano construísse algum lance de perigo contra a meta adversária. Este comportamento recorrente da nossa boa defesa, que apesar de boa falhou grotescamente em todos os gols sofridos, revela que nem mesmo a nossa retaguarda tinha confiança no nosso pesado e truculento meio de campo para incumbi-lo da ligação das jogadas com o ataque.

Em resumo tínhamos uma seleção com uma defesa muito boa que estranhamente falhou demais, um meio de campo que com um Kaká meia bomba, ficou muito pesado, lento e sem qualidade no trato das jogadas e um ataque muito bom que poderia ser melhor se contasse com Nilmar fazendo dupla com Luis Fabiano e Robinho voltando mais pra armar as jogadas auxiliando o Kaká.

O que realmente não dá pra engolir é uma íngua como Felipe Melo ter sido convocado e pior do que isso ter sido mantido como titular, isso foi simplesmente o caos já que ele foi o grande destaque do jogo de despedida da seleção, pois fez o belo passe para o gol de Robinho no primeiro tempo, marcou um gol contra, embora a culpa não tenha sido totalmente dele já que o super Julio Cesar também falhou e foi expulso justamente quando o time mais precisava de um meio de campo consistente para desarmar os contra ataques holandeses e armar as jogadas para o gol de empate, por fim enterrou o time!

Com relação ao Dunga o que mais revolta é que todo técnico tem em todo jogo o direito de fazer três substituições e o Dunga cabeçudo ao melhor estilo treinador brasileiro tem a péssima mania de não substituir quando precisa, e quando substitui o faz nos últimos dez minutos de jogo e quase sempre troca seis por meia dúzia, ta aí a substituição de Luis Fabiano por Nilmar, ora se a bola não chegava no Luis Fabiano, ia continuar não chegando no Nilmar, afinal, sendo redundante, o problema nunca esteve no ataque e sim no meio de campo!

Como destaque positivo fico com as boas atuações de Maicon, Ramires, Nilmar, Robinho e Luis Fabiano, cabe também um viva para o Kaká que mesmo meia bomba, deu bons passes para os gols e se mostrou craque na medida do possível, tanto que fez uma falta danada no jogo em que não participou.

Dunga, parabéns pela coerência no momento da convocação e lamentamos sua teimosia e excessivo conservadorismo na montagem do time e inócuas e morosas substituições, obrigado pelas conquistas incontestes da Copa América e Copa das Confederações e a boa campanha nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Com relação à Copa do Mundo da África do Sul, sinta-se feliz, pois na minha opinião foi até longe demais, agora resta-lhe cantar “eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou, lalalalalalalala…”

E tenho dito!

Raul Avelino

Uma opinião sobre “Pode Ir Armando o Coreto e Preparando Aquele Feijão Preto Eu to Voltando…”

  1. Creio que só quem entende de psicologia do esporte é capaz de ter uma boa leitura do apagao que deu na Seleçao entre a ida e a volta do vestiário. Como pode um time que esboçava enfiar uma goleada nos holandeses,voltar para o segundo tempo tomar um gol de cabeça se desestruturar emocionalmente,levar o segundo gol e perder totalmente o rumo? O Brasil errou naquele que era considerado o seu melhor setor:a defesa. Júlio César e Felipe Melo bateram cabeça no primeiro gol;Já no segundo,Felipe Melo (de novo),Lúcio e Cia deixaram o quase carequinha da Holanda fazer o seu segundo gol e decretar a vitória dos laranjinhas. Na minha modesta opiniao, o Brasil nao perdeu para a Holanda,ao contrário,derrotou a si mesmo quando a emoção falou mais alto que a razao.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s