Roubaram seu carro? Tem esperança?

Aconselho também acessar ao site da Gazeta do Povo e ver as matérias complementares. Agora, fala sério: vocês imaginam quem pode estar envolvido na “cadeia produtiva”? (para não dizer crime organizado?). Eu até imagino, mas deixo sua mente fértil trabalhar por mim.

Enquanto isso, o seguro só aumenta.

Daniel Pinheiro

————————————————-

Só 20% dos carros roubados são recuperados em Curitiba

Polícia Civil encontra menos veículos do que em anos anteriores. No total, 7,8 mil carros foram levados por ladrões só na capital

Publicado em 23/04/2010 | Guilherme Voitch com colaboração de Sandro Moser

Fonte: Gazeta do Povo OnLine

A chance de um motorista curitibano recuperar um veículo roubado diminuiu. Dados da Secretaria de Estado de Segu­rança Pública (Sesp) mostram que, em 2008, 47% dos veículos roubados e furtados na capital voltaram para as mãos dos seus donos. Ou seja, de cada dois carros roubados, um era recuperado. No ano passado, o porcentual de recuperação caiu para 20%. De um total de 7.886 carros roubados ou furtados, apenas 1.601 foram recuperados. Isso significa que apenas um em cada cinco motoristas via o carro de novo depois de tê-lo perdido para o ladrão. No restante do estado também houve uma redução nas apreensões, que passaram de 49% para 34%.

Os dados fazem parte das estatísticas de segurança divulgadas pelo governo do estado nesta semana. O novo secretário de Estado da Segurança, coronel Aramis Linhares Serpa, se comprometeu a retomar a divulgação trimestral dos números, que não vinha sendo cumprida pela secretaria.

Em 2009, segundo os números da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Sesp, foram registrados 55 roubos e furtos de veículos por dia no Paraná, sendo 21 desses em Curitiba. Em todo o estado, portanto, houve um veículo furtado ou roubado a cada 25 minutos. Em Curitiba, um carro sumiu a cada hora.

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com o delegado da Furtos e Roubos de Veículos, Dirceu Schactae, e com a assessoria de imprensa da Sesp, para co­­mentar sobre a queda na recuperação de veículos roubados e furtados. Schactae limitou-se a dizer que não poderia falar sobre os números de 2008 e 2009 porque assumiu a delegacia em setembro do ano passado. A assessoria da Sesp também procurou o delegado, mas não retornou a ligação até o fechamento desta edição.

Menor que 1991

Em nota publicada na Agên­cia Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado na internet, a Sesp afirma que o total de furtos e roubos de veículos em Curitiba no ano passado foi menor do que em 1991. Segundo o texto, no ano passado foram registrados 7.886 furtos e roubos de veículos na capital. E, em 1991, foram 8.282 casos. “Isso levando em consideração ainda que a frota de Curitiba era de 467.396 veículos na década de 90, e hoje é de 1.149.456. A média diária de furtos e roubos de veículos também é menor que em 1991. Na época, a média era de 22,7 carros por dia, em 2009, foi de 21”, diz a nota.

Ainda segundo a secretaria, o aumento nos furtos e roubos de 2008 para 2009 está de acordo com o aumento da frota nas ruas do Paraná. Ao todo, a frota de veículos no estado aumentou em 325.538 veículos, enquanto o número de furtos e roubos aumentou 2.349.

“A polícia até tenta fazer seu trabalho, mas o efetivo da delegacia especializada é o mesmo há dez anos. Precisaria um esforço maior em cima dos desmanches que continuam por aí. Além disso, temos fronteira com Argentina e com o Paraguai”, afirma o diretor-executivo do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros, de Previdência Complementar e de Capitalização nos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul (Sindseg-PR/MS), Ramiro Fer­nandes Dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s