Educação no Lixo

Educação no lixo. Apenas uma metáfora do que temos feito há muito tempo. E, que me desculpe a Sra. Diretora, mas só faltou o nariz vermelho.

Daniel Pinheiro

————————————————-

Escola pública joga no lixo 150 livros doados

Escola municipal no Uberaba pede de volta livros descartados, depois de procurada pela reportagem

Publicado em 23/04/2010 | Aline Peres

Fonte: Gazeta do Povo Online

Cerca de 150 livros didáticos e de literatura encontrados na lixeira da Escola Municipal Donatila Caron dos Anjos, em caixas de papelão e sacos pretos, ontem pela manhã, no bairro Uberaba, em Curitiba, causaram confusão. O material foi coletado e enviado à doação. Uma hora depois que a reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, a escola resolveu pedir os livros de volta. A justificativa é que o descarte fora feito por engano.

Por volta das 11h15 de ontem, a estudante de Direito Josivânia Rorim, 34 anos, encontrou o material na lixeira da escola. Depois que confirmou com uma funcionária o descarte, ela resolveu levar as duas caixas de papelão e os três sacos de lixo para casa. À tarde, a estudante entregou as 156 obras – na maior parte livros didáticos de inglês, português, ciência e história, além de livros de Jorge Amado e Mário de Andrade –, ao Centro de Convivência do Templo Batista (Cecom), no mesmo bairro.

Por coincidência, as 80 crianças entre 5 e 13 anos atendidas pela instituição, no período do contraturno, são na grande maioria provenientes da escola municipal onde os livros foram encontrados. “Se eles não usam lá, aqui é fundamental”, afirmou o coordenador do projeto, Cesar Henning, 40 anos, lembrando que o material didático é usado nas aulas de reforço.

Em menos de uma hora, após contato da reportagem com a Secretaria Municipal de Educação, a diretora da escola, Cristina Fiorillo, pediu a devolução dos livros. Em nota enviada por e-mail, a pasta informou que as escolas da Rede Municipal de Ensino não têm autorização para jogar livros no lixo. No caso específico, o fato aconteceu por engano e deverá ser investigado.

Ao ser ouvida pela reportagem, Cristina informou que o material foi deixado no lixo sem a autorização da direção. Os livros foram recebidos em doação há poucos dias, e, por falta de tempo, não tinham sido organizados.

4 opiniões sobre “Educação no Lixo”

  1. Sei, não tinham tempo e resolveram deixar ali no lixo ate arrumarem. Sempre digo que novela e programas dominicais contribuem, e muito para a alienação do povo, mas é difícil mudar alguma coisa quando lemos uma notícia assim. Quem sabe a escola está com um acervo bem grande, e seus alunos tenham boas opções de leitura e acredite que outra escola não precise. Lamentável.

    Alison

  2. olha dependendo do livro é lixo mesmo, pois se o livro for desatualizado so serve pra recorte ainda mais se nao estiver atualizado com a nova ortografia , pra mim essa pessoa so quer ibope mas isto é brasil …

  3. Fala sério era presente de grego, escola não precisa só de livro, e o povo doa aquilo que queria jogar no lixo ainda mais que alguns pareciam antigos. Qdo se ouve falar que as escolas chamam a gazeta pra mostrar trabalho dos alunos ou mostrar o rio transbordando perto da escola nem aparecem, que situação…
    garanto que se fosse livros de direito como Maria Helena Diniz, Flavio Tartusi seria bem aproveitado

  4. E a diretora ainda diz que as escolas da rede municipal nao tem autorizacao para jogar livros no lixo. Que eu saiba escola nenhuma,seja ela municipal,estadual,federal ou particular,tem autorizacao para jogar livros no lixo. Não é esse o papel da escola. Pelos comentários ,tem gente que acha correto o descarte puro e simples. Sempre tem alguem para dar um destino melhor aos livros. Basta procurar. Com certeza,estes livros um dia educaram alguém e ainda devem ter uma finalidade. Doem para uma biblioteca. Não é só livro “novo” que presta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s