O que é política? (por Jefferson Anibal)

Boa tarde, ou boa noite, ou bom dia, sei lá…

Resolvi escrever para este desafio, pois esses dias também me questionei sobre algumas situações do nosso cotidiano, seja no trabalho ou em casa, se bem que na minha opinião não temos vida pessoal e vida profissional, afinal de contas somos uma pessoa só, ou não?

Esses dias eu escutei um cara falando ao outro:

– camarada aquela empresa é uma mãe sabe que eles ainda não me registraram e posso ficar recebendo o seguro desemprego. Que beleza né? Recebo duas vezes.

Preciso comentar? Acho que não. o rapaz estava comemorando que a empresa ainda não havia feito o registro em sua carteira profissional, olha o absurdo.

 om sem mais delongas (acho que é assim que se escreve), vamos ao assunto.

O QUE É POLITICA?

Pesquisei na Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal), e achei a seguinte definição:

A palavra política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa);.[1] Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas “polis”, nome do qual se derivaram palavras como “politiké” (política em geral) e “politikós” (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim “politicus” e chegaram às línguas européias modernas através do francês “politique” que, em 1265 já era definida nesse idioma como “ciência do governo dos Estados”.[2]

 Continuando, acho que todo mundo já usou as seguintes expressões:

“Fulano é político pra caramba”,

“você tem que ser mais político”,

“Ih, aquela empresa é cheia de políticas”

“Se você for político você consegue ser promovido”

Bom, como vimos, a maioria usa política, não somente a palavra, mas o contexto para elucidar uma situação em que um ou outro leva vantagens, que infelizmente é isso que nossos “governantes” fazem muito bem. Somos todos culpados por tudo isso que vivemos e vemos em nossa sociedade hoje, por que digo isso? Sempre tem alguém querendo levar vantagem em alguma coisa, se fossemos mais éticos, não querendo levar vantagem em tudo quem sabe conseguiríamos eleger pessoas semelhantes a nós, igualmente éticas.

Alguns dizem que é difícil ser ético no Brasil, pois a própria sociedade nos “obriga” a sermos assim, não vale a pena ser honesto no Brasil, etc..

Só que vale a pena sim, afinal de contas essa é a nossa Pátria devemos respeitá-la e nos orgulharmos disso, onde estão aqueles adesivos: “Brasil!!! Ame-o ou Deixe-o!!! ???

Eu acredito sim no país e nas pessoas, temos condições de melhorar nosso País, e o blog é um exemplo disso, vamos fazer um pouquinho de cada vez que chegamos lá, vamos fazer a nossa parte.

Enfim acho que o único lugar que a palavra política tem outro significado (sem ser este que esta no inicio do texto) é no Brasil.

Falei…

Grande abraço

Jefferson Anibal

Anúncios

Uma opinião sobre “O que é política? (por Jefferson Anibal)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s