Tropeço Gigantesco da Agência DM9

Acho que os caras se formaram pela Uni…

Paulo Rink

————————————————-

Paulo, apesar da vontade, não posso fazer a citação do resto do nome da universidade. Tive, mesmo, que censurar. Esta moda está pegando de volta no Brasil.

A propósito, esta é uma das grandes KHDAS do mundo publicitário.

Daniel Pinheiro

—————————————————

Anúncio brasileiro que compara 11 de Setembro a tsunami gera repúdio

da Folha Online

Um anúncio produzido pela agência de publicidade brasileira DM9 causou repúdio nos EUA e no Brasil. A campanha para a ONG ambiental WWF mostra vários aviões caindo no sul da ilha de Manhattan (NY), onde ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001.

A ideia transmitida é de que o tsunami que atingiu a Ásia matou cem vezes mais pessoas que o ataque terrorista –o que, de acordo com o anúncio, revela como nosso planeta é “brutalmente” poderoso e por que devemos respeitá-lo.

A revolta com a montagem fotográfica, que compara tragédias distintas, cresceu na internet após a publicação do vídeo acima. Jornais e programas de TV norte-americano exploraram o caso. A “bíblia” da publicidade Ad Age sublinhou que o autores do trabalho são “cientificamente idiotas”, já que “não há relação entre tsunamis e preservação [ambiental]”.

Outro lado

A página internacional da WWF, cujo logo aparece na campanha, condenou veemente o material “ofensivo e de mau gosto”.

“É do nosso entendimento que este era um conceito oferecido por uma agência de publicidade estrangeira, no Brasil. O conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e nunca deveria ter sido visto à luz do dia”, declarou, em nota oficial.

Já o site da agência DM9DDB informava nesta quarta-feira (2), desta vez com um comunicado conjunto com a WWF Brasil, que “assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação”.

Segundo informação publicada no site BlueBus nesta quinta-feira, a DM9 chegou a inscrever o filme no Festival de Cannes, embora negue sua autoria.

Leia abaixo a nota de desculpas da agência brasileira na íntegra:

“WWF Brasil e DDB Brasil manifestam conjuntamente seu pesar pelo lamentável incidente envolvendo o anúncio Tsunami veiculado localmente no Brasil.

Este anúncio não expressa o pensamento nem do cliente nem da sua agência de propaganda. Ele foi criado e aprovado no final de 2008, equivocadamente. Fruto somente da inexperiência de alguns profissionais envolvidos em ambas as partes. E não de má fé ou desrespeito ao sofrimento americano.

Assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação deste anúncio, tendo ele sido veiculado apenas uma única vez em um jornal local.

No entanto, inadvertidamente este anúncio foi submetido a uma competição de propaganda internacional. Passando a fazer parte da memória deste festival na internet. De onde foi resgatado nas últimas horas causando todo este mal estar.

WWF Brasil e DDB Brasil reafirmam que tal anúncio jamais deveria ter sido criado, aprovado ou veiculado. Informam que já solicitaram formalmente a eliminação deste anúncio da competição acima. E lamentam o corrido, reiterando pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos.

Nos últimos três anos, temos trabalhado juntos para mobilizar pessoas, esforços e recursos em prol da causa ambiental. Um erro pontual não ofuscará sucessos passados, nem impedirá os futuros.

DDB Brasil

WWF Brasil”

Uma opinião sobre “Tropeço Gigantesco da Agência DM9”

  1. Novamente a culpa cai em cima de “profissionais inexperientes”… Como se algum idiota pudesse acreditar que uma agência do tamanho desta permitiria a veiculação de uma peça sem a sua aprovação!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s